A consciência ambiental é dever de todos

Cuidar do meio ambiente deveria ser prática de todos, mas sabemos que infelizmente somente uma pequena parcela de pessoas se preocupa com a natureza e seus recursos. Desenvolver e praticar uma consciência ambiental responsável, torna nossa sociedade melhor e garante sustentabilidade para as gerações futuras.

São várias iniciativas que podem ser tomadas para que nosso planeta seja protegido, e possamos desfrutar dos recursos naturais com longevidade e responsabilidade.

 

Reduzir o consumo de energia

São tantos aparelhos eletrônicos, automação em residências e empresas, que o gasto de energia é cada vez maior. Só que é preciso prestar atenção e ter conhecimento de qual a fonte energética que produz a eletricidade que chega até seu imóvel comercial ou residencial.

Além de reduzir o consumo de energia, procure optar pela geração elétrica por meio da irradiação do sol (energia solar) ou da força dos ventos (energia eólica).

 

Reciclar

A Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) realizou um estudo que aponta o Brasil como produtor de mais de 240 mil toneladas de lixo diariamente. Esse é o principal agente causador da degradação ambiental por aqui, tornando a reciclagem um hábito fundamental para manter a saúde do planeta e das pessoas.

Só que a realidade nos mostra que reciclar ainda é uma atitude pouco aplicada no dia a dia do brasileiro. Isso porque das 240 mil toneladas de lixo gerada todos os dias, somente 2% é encaminhado para a reciclagem, enquanto 45% poderia ser reciclado.

Quanto mais reciclarmos, mais reduzimos o lixo dos aterros sanitários. 

Também evitaremos a poluição do ar e a ocorrência de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e contaminações do solo e da água utilizada no cultivo. Sem falar nos postos de trabalho que são abertos para que desempregados tenham uma chance de sustentar suas famílias.

 

Preservar recursos naturais

Cerca de 70% da Terra é composta por água. Daí vem o nome Planeta Azul. 

Então, por que será que ambientalistas do mundo todo afirmam que a água é um recurso natural escasso hoje em dia? Porque somente 2,5% desse total é doce, sendo que a maior parte está nas geleiras. Por isso, a crise mundial de falta de água é uma realidade e um grande perigo para a humanidade.

As atitudes simples no nosso dia a dia ajudam muito na preservação desse recurso natural indispensável para a vida de todos os seres terrenos. No entanto, o principal, é evitar o desperdício de alimentos, pois mais da metade da água dos nossos reservatórios é direcionada à irrigação do setor Agropecuário. Isto é, quem estraga alimentos, está jogando fora água que foi usada no processo produtivo.

Pronto! Agora você já sabe como a consciência ambiental é importante para a preservação dos recursos e a necessidade de ser transmitida para as novas gerações. Procure, dentro da sua realidade, colocar em prática algumas das ações citadas. 

 

Consciência ambiental tem que fazer parte da rotina

Por mais que pareça um futuro distante a escassez de recursos naturais importantes, como a água, a realidade já está batendo em nossas portas. 

Inclusive, o Brasil criou o sistema de bandeiras tarifárias, justamente por causa da falta de água nas hidrelétricas. Ou seja, somos nós que estamos pagando, literalmente, o preço da falta de consciência ambiental.

Nunca é tarde para começar! Pequenos gestos são extremamente significativos para o planeta. Seja separando o seu lixo ou economizando energia elétrica, nossa dica é que você vá além da redução do consumo, repensando seus hábitos para contribuir com a amenização dos impactos ao meio ambiente que a produção de alguns materiais causam.

Importante

Nós queremos que você tenha a melhor experiência possível em nosso site!
Por isso, utilizamos cookies, para melhorar o desempenho e aprimorar sua navegação.
Para mais informações, acesse nossa política de privacidade e política de cookies.

Começar Conversa
Fale conosco pelo WhatsApp!
Olá!
Podemos ajudar?